fbpx

PROJETO “GREENHOUSE” REPRESENTA PORTUGAL NA BIENAL DE ARTE DE VENEZA 2024

PROJETO “GREENHOUSE” REPRESENTA PORTUGAL NA BIENAL DE ARTE DE VENEZA 2024

O projeto artístico “Greenhouse” foi selecionado para representar oficialmente Portugal na 60.ª Bienal de Arte de Veneza, em 2024. A proposta desenvolvida por Mónica de Miranda, Sónia Vaz Borges e Vânia Gala estará patente no Palácio Franchetti, situado nas margens do Grande Canal de Veneza, entre 20 de abril e 24 de novembro de 2024. “Estrangeiros em Todos os Lugares” é o tema da Bienal de Arte de Veneza 2024.

“Greenhouse” de Mónica de Miranda, Marta Mestre e Sandra Guimarães foi a proposta artística de arte contemporânea escolhida para representar Portugal na 60.ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2024, que tem como tema “Foreigners Everywhere/ Estrangeiros em Todos os Lugares”. “Greenhouse” é um projeto inovador que propõe a criação de um “jardim crioulo” dentro do Palazzo Franchetti, que acolhe a representação portuguesa na bienal.

O tema “Estrangeiros em Todos os Lugares” foi definido pelo comissário-geral da Bienal, Adriano Pedrosa, diretor artístico do Museu de Arte de São Paulo (MASP), no Brasil, e convidado para curador da Bienal de Arte de Veneza 2024.

A Representação Oficial Portuguesa, comissariada pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), estará patente no Palácio Franchetti, em Veneza, entre 20 de abril e 24 de novembro de 2024.

O projeto “Greenhouse”, segundo a DGArtes “desafia lógicas instituídas de produção e representação artísticas, que tantas vezes reproduzem relações abissais entre curadores/artistas, criadores/críticos, arte/academia”.

“Greenhouse”, mais do que uma exposição convencional, “este jardim assumirá a forma de escultura, escola, palco e instalação. O seu propósito abrange ações discursivas e performativas, posicionando-se como um espaço de resistência e liberdade, além de ser um arquivo vivo transdisciplinar”.

Fotografia Mónica de Miranda – © Cortesia de Jahmek Contemporay Art / Fotografia Vânia Gala – ©Photos by Rui Sergio Afonso / Fotografia Sónia Vaz Borges – © Photos by Argenis Apolinario

Fotografias: DR | Exposição de Mónica de Miranda

PREV

MARCA PORTUGUESA PROJECT 213A ESTREIA-SE COM DESTAQUE NA PARIS DESIGN WEEK 2024

NEXT

ANTARTE: “EMPRESA DO ANO” E NOVAMENTE A “ESCOLHA DO CONSUMIDOR”