fbpx

DESIGN SUSTENTÁVEL PORTUGUÊS APRESENTADO NA SEMANA DA ARTE EM SÃO FRANCISCO

DESIGN SUSTENTÁVEL PORTUGUÊS APRESENTADO NA SEMANA DA ARTE EM SÃO FRANCISCO

O estúdio Susdesign, de Lisboa, representou Portugal na mostra de design sustentável com materiais e conceitos do património cultural nacional durante a Semana da Arte de São Francisco, na Califórnia. A Forest Chair foi a peça principal da exposição. Esta cadeira que incorpora cortiça e resíduos da floresta foi apresentada pela primeira vez em 2021, na presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, e passou também a fazer parte do design interior das áreas sociais do Consulado português em São Francisco.

O edifício do Consulado Geral de Portugal em São Francisco acolheu a exposição intitulada “Sustainability by Design – From the Portuguese Atlantic to the Californian Pacific” que incluiu cinco marcas portuguesas, com curadoria do estúdio Susdesign fundado por Ana Mestre em 2005.

A San Francisco Art Week decorreu de 13 e 21 de janeiro. O evento anual celebra a vertente artística da cidade e abrange iniciativas em museus, galerias, organizações sem fins lucrativos e espaços criativos.

A receção no Consulado de Portugal em São Francisco incluiu uma prova de vinhos e visita guiada aos conceitos sustentáveis representados pelo estúdio Susdesign para a decoração dos espaços sociais do edifico consular.

Os convidados e visitantes experienciaram a criatividade portuguesa na decoração feita do cruzamento entre o design que utiliza desperdícios e o património cultural de Portugal.

O Susdesign, liderada por Ana Mestre, presta serviços de consultoria em design sustentável, com foco no design de interiores, representando principalmente produtos da marca Corque, combinados com outros materiais sustentáveis, nos seus projetos de design.

A Forest Chair foi a cadeira de destaque da exposição. Concebida para responder às necessidades da pandemia de Covid-19 e do distanciamento social, a cadeira marcou a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia em 2021.

O design sustentável da cadeira incorpora cortiça, numa homenagem à floresta portuguesa. A peça feita numa lógica de economia circular conta na sua composição com montado de sobro, resíduos de eucaliptos, uma alusão à necessidade de limpar as florestas para evitar incêndios, e madeira de pinho reutilizada a partir de paletes em fim de vida.

Os espaços sociais do consulado ganham peças de design que vão ficar em permanência, desde mobiliário e design português de cinco marcas. Há peças de azulejaria da Pátria Lusa e Add Fuel, cortiça da Corque Design, carpintaria e objetos feitos à mão da Branca Lisboa e pufes de pele de cortiça em parceria com a Mamoa Design.

Fotografias: © Susdesign

PREV

DESIGN DE MOBILIÁRIO ARTESANAL PRODUZIDO EM PORTUGAL MOSTRA-SE EM PARIS

NEXT

PRÉMIO ESPECIAL CUTIPOL CARREIRA 2023 ENTREGUE AO CHEFE DE COZINHA RUI PAULA