fbpx

ARQUITETA E ESCRITORA LESLEY LOKKO DISTINGUIDA COM MEDALHA DE OURO

ARQUITETA E ESCRITORA LESLEY LOKKO DISTINGUIDA COM MEDALHA DE OURO

Lesley Lokko foi galardoada com a medalha de ouro 2024 do Instituto dos Arquitetos Britânicos. A arquiteta e romancista ganesa-escocesa, curadora da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023, receberá a medalha de ouro pelo Royal Institute of British Architects (RIBA) em cerimónia a realizar em Londres, dia 2 de maio.

O Royal Institute of British Architects anunciou esta quinta-feira, 18 de janeiro, que Lesley Lokko, arquiteta e romancista ganesa-escocesa, receberá a Medalha de Ouro da prestigiada instituição mundial.

A arquiteta homenageada é também professora, educadora, romancista e curadora no Gana e na Escócia. Lesley Lokko receberá este ano a “Royal Gold Medal”, uma das mais altas distinções mundiais para a arquitetura, concedida em reconhecimento do trabalho de uma vida.

Durante mais de vinte anos, Lesley Lokko dedicou a sua carreira a estudar a complexa relação entre arquitetura, identidade e raça, que teve impacto na educação, no diálogo e no discurso da arquitetura de “mudança”.

Em 2021, Lesley Lokko fundou o African Futures Institute (AFI) em Acra, no Gana, com o objetivo de ser um novo modelo de educação, investigação e diálogo público que une as artes, as humanidades e as ciências.

Da sua carreira destaca-se também, entre as suas funções, o papel de fundadora e diretora da Graduate School of Architecture da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, e reitora da The Bernard and Anne Spitzer School of Architecture do The City College de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Em 2023 foi nomeada curadora da 18.ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, onde Portugal esteve representado com o projeto “Fertile Futures”, da arquiteta Andreia Garcia, entre 20 de maio e 26 de novembro, exposto no palácio Franchetti, um dos espaços da bienal.

Fotografias: RIBA/MURDO MACLEOD

PREV

“QUARTEIRÃO DAS ARTES” DO PORTO COM INAUGURAÇÕES E VISITAS GUIADAS

NEXT

PRITZKER JAPONÊS TADAO ANDO DESENHA ARMANI BEACH RESIDENCES NO DUBAI