fbpx

SIZA VIEIRA E SOUTO DE MOURA JUNTOS EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE ARTE POPULAR

SIZA VIEIRA E SOUTO DE MOURA JUNTOS EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE ARTE POPULAR

Dois projetos de arquitetura de Álvaro Siza Vieira e de Eduardo Souto de Moura foram documentados em fotografia. Dos registos nasceu uma exposição com o nome “Siza + Souto de Moura: Fundação Gramaxo; Claustro do Rachadouro, Mosteiro de Alcobaça”, a mostra reúne fotografias de dois projetos de arquitetura e pode ser vista no Museu de Arte Popular, até 18 de maio de 2024.

Os projetos de intervenção na Fundação Gramaxo, Quinta da Boavista, e no Claustro do Rachadouro, Mosteiro de Alcobaça, são o mote da exposição “Siza + Souto de Moura”, que está no Museu de Arte Popular, até 18 de maio de 2024.

Siza e Souto de Moura são dois nomes incontornáveis da arquitetura portuguesa com trabalhos retratados em exposição sobre duas intervenções com características distintas: uma reabilitação e um edifício construído de raiz sobre uma pré-existência.

A exposição é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) sob proposta de Nuno Miguel Borges, através de fotografias de António Júlio Duarte e André Príncipe que testemunham as diferentes fases de intervenção na Fundação Gramaxo e no Claustro do Rachadouro.

A DGPC assume que a exposição tem como objetivo dar a conhecer a complexidade de construção em diferentes contextos patrimoniais.

Segundo descreve a DGPC “os projetos de intervenção na Fundação Gramaxo e no Claustro do Rachadouro constituem dois exemplos da relevância de uma atuação qualificada na preservação e valorização do património arquitetónico em Portugal, assim como da importância decisiva da arquitetura na construção da identidade cultural e patrimonial dos diferentes lugares, enquanto estratégia de reforço da qualidade de vida das cidades e do desenvolvimento dos territórios e respetivas comunidades”.

O novo edifício da Fundação Gramaxo, localizado na Quinta da Boavista (sec. XVII), projetao para expor a coleção da família Gramaxo, evoca a memória da construção pré-existente com uma ocupação semelhante, assumindo uma forma e volumetria distintas, integrando-se harmoniosamente no espaço da quinta. Relativamente ao Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, considerado um dos mais notáveis exemplos da arquitetura religiosa Cisterciense, e já inscrito na Lista do Património Mundial pela UNESCO, desde 1989, a recente reabilitação para unidade hoteleira, após concurso de concessão, teve exigências muito particulares, pelo que foi acompanhado de perto pela DGPC.

Fotografias: Design For Life

PREV

ARQUITETO ESPANHOL RAFAEL MONEO DESENHA RELÓGIO CAUNY

NEXT

VALVERDE SANTAR HOTEL & SPA COM VISTA PARA A VINHA E JARDIM