VISTA ALEGRE COMEMORA 200 ANOS
A Vista Alegre celebra dois séculos de história, em 2024, com as comemorações a iniciarem este sábado, 6 de janeiro. Diversas iniciativas vão decorrer ao longo do ano e prolongar-se até 2025. A peça icónica Duck Time marca o bicentenário da fábrica e ficará em exposição no Museu Vista Alegre. Fundada em 1824, em Ílhavo, a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal.
Durante este ano, a Vista Alegre celebra 200 anos de história e irá lançar um conjunto de peças que honram a memória da empresa, fazendo “a ponte entre o passado, o presente e o futuro da marca”. Os 200 anos da Vista Alegre “são um momento de celebração da História da empresa e do seu vasto património, da História da família fundadora e, acima de tudo, da comunidade de pessoas que fizeram e fazem parte do mundo Vista Alegre”, lê-se no site dedicado às celebrações e à história da empresa.
Com um dos emblemáticos fornos da Fábrica por fundo foi apresentada a primeira peça produzida em 2024. A Duck Time já apresenta a identidade comemorativa do bicentenário. O prato Duck Time ficará em exposição no Museu Vista Alegre, marcando o início e realçando o grande simbolismo destas comemorações.
Das várias iniciativas previstas para celebrar os 300 anos da Vista Alegre destaca-se também a inauguração da exposição “Amor”, de Sónia Travassos, na sala de exposições temporárias do museu.
A História da Vista Alegre está presente na vida de muitas pessoas em Portugal e pelo Mundo. A marca portuguesa vende 75% da produção para países como Brasil, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França.
Até 2025 estão previstas diversas ações, que incluem o lançamento de novas peças, uma coleção de têxtil de mesa, uma linha de mobiliário, o lançamento de um livro sobre a história dos 200 anos, entre muitas outras iniciativas.