LONDON DESIGN AWARDS DISTINGUE COM MEDALHA DE PRATA SEDE BPI EM LISBOA
A sede do BPI em Lisboa, instalada no Edifício Monumental, na Praça do Saldanha, foi distinguida com a medalha de prata na categoria de Design de Interiores na edição 2023 dos London Design Awards. A concept store do BPI foi eleita como um espaço “desenhado para desafiar os sentidos”, através da realidade imersiva, com a modernidade do futuro digital inclusivo e sustentável. O design do espaço incorpora materiais recicláveis e naturais de origem portuguesa, com destaque para a lã de burel e a cortiça.
O BPI All in One Lisboa é o maior espaço comercial financeiro do país com mais de 2 mil metros quadrados e combina o atendimento personalizado, com a comodidade e modernidade para o futuro digital proporcionada por tecnologias imersivas. O design de interiores é assinado pela Broadway Malyan, com gestão da CBRE Portugal.
O projeto destacou-se em Londres por apresentar “espaços que respondem às necessidades dos clientes” e que “desafiam continuamente os sentidos do utilizador de uma forma inovadora”.
O design sobressai nos apontamentos de madeira, laranjas e flores, a que se junta a utilização de tecnologias de realidade virtual e aumentada, “tudo concebido para desafiar os sentidos e incentivar o cliente a pensar para além da razão que o levou a visitar o Banco”, refere a organização dos London Design Awards, que atribuiu ao BPI All in One Lisboa a medalha de prata na categoria de Design de Interiores.
A construção do espaço teve em conta as acessibilidades para facilitar o acesso a pessoas com deficiência de mobilidade e também minimizar a pegada de carbono, através de utilização de materiais produzidos em Portugal, nomeadamente a cortiça e os painéis de lã de burel que integram os elementos acústicos das paredes. O sistema de iluminação é eficiente e inteligente para assegurar o bem-estar de clientes e colaboradores.
A competição internacional dos London Design Awards distingue projetos criativos e de design que se destacam em todo o mundo. Além do design de interiores, os prémios também avaliam projetos de designers de produto, arquitetos, desenhadores gráficos, entre outros profissionais do design de diferentes áreas.
O júri da categoria de Design de Interiores analisou as propostas mais inovadoras e criativas, tendo também em linha de conta o planeamento do espaço, o mobiliário, os acabamentos, a iluminação e a apresentação estética.
Fotografias: DR | BPI