SIZA VIEIRA E SERRALVES INAUGURAM NOVO EDIFÍCIO DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA
O novo edifício do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, assinado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, é um marco na história da instituição, que vai permitir um aumento de 44% na área de exposição do museu, tendo representado um investimento de 10 milhões de euros. O novo espaço designado Ala Álvaro Siza vai receber exposições em 2024. A mostra de estreia é dedicada a peças da coleção permanente da Fundação de Serralves e à arquitetura de Álvaro Siza.
A Ala Álvaro Siza é um edifício totalmente integrado na paisagem do Parque de Serralves. Segundo Ana Pinho, Administradora de Serralves, a nova ala dá resposta a duas necessidades da fundação: “O edifício tem três pisos, dois dedicados a exposições, um à coleção de arte contemporânea de Serralves, que estará assim exposta em permanência de forma dinâmica, e um dedicado à área Arquitetura, que é também um eixo fundamental da Fundação de Serralves”.
Recorde-se que o arquiteto Siza Vieira, em colaboração com a Fundação de Serralves projetou em 1999 o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, em 2019 a Casa do Cinema Manoel de Oliveira e, em 2021, a construção da Casa dos Jardineiros e a recuperação da Casa de Serralves.
Este novo edifício irá acolher exposições dedicadas à Coleção de Serralves – que estará assim exposta em permanência, mas de forma dinâmica –, e à Arquitetura, um dos eixos estratégicos da missão de Serralves.