VHILS CRIA MURAL DE ARTE NAS PAREDES DA SEDE DA UNESCO EM PARIS
O mural do artista Alexandre Farto, conhecido por Vhils, está a ser criado nas paredes da sede da UNESCO em Paris. A obra será inaugurada no próximo dia 12 de julho, divulgou a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
A obra de Vhils tem 31 metros de cumprimento e intitula-se “Substratum – Scratching the Surface Project”. Esta é “uma criação monumental” que começou em maio deste ano e que homenageia a política britânica Ellen Wilkinson (1891-1947), defensora dos direitos da mulher e ministra da Educação do Governo Trabalhista de Clement Attlee, após a II Guerra Mundial, que presidiu a conferência inaugural da UNESCO, em Londres, em 1946.
Segundo a UNESCO, “o trabalho da organização para proteger o património mundial da Humanidade e a notável diversidade desse património, através da representação de onze locais em vários continentes”, está também em destaque no mural, refere comunicado da organização.
Vhils escreveu nas redes sociais que foi “uma verdadeira honra criar uma intervenção tão especial, que, no seu cerne, celebra a interligação da história humana, a diversidade cultural e a preservação do nosso património”. O artista agradece “a todos na UNESCO por esta incrível oportunidade, e à minha equipa por me ajudarem a dar forma à minha visão”.
Mural de Vhils na sede da UNESCO em Paris
Foto: josepandolucas
“Esta soberba criação reflete a missão da UNESCO de celebrar os artistas contemporâneos e proporcionar uma plataforma onde a sua criatividade possa ser plenamente expressa”, sublinha a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, citada pelo comunicado, sobre a obra de Vhils.
A sede da UNESCO em Paris acolhe mais de mil obras de arte, o artista português Vhils junta-se assim a nomes como Pablo Picasso, Dani Karavan, Alexander Calder e Roberto Matta.
Alexandre Farto, artista conhecido como Vhils
Foto: DR
Imagens Facebook Vhils / Fotos: josepandolucas