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O DESIGN DA PALMA DE OURO DO FESTIVAL DE CANNES É ASSINADO PELA CHOPARD

O DESIGN DA PALMA DE OURO DO FESTIVAL DE CANNES É ASSINADO PELA CHOPARD

A casa de alta joalharia Chopard está presente há 26 anos no Festival de Cannes com o design da Palma de Ouro, o troféu muito desejado pelo mundo do cinema.

A 76ª edição do Festival de Cannes premiou com a Palma de Ouro 2023 o filme ‘Anatomie d’une Chute’, da francesa Justine Triet, um fantástico thriller doméstico e de tribunal que encantou o júri deste ano presidido pelo realizador sueco Ruben Östlund.

A competição cinematográfica terminou a 27 de maio com a entrega da “jóia mais valiosa”, Palma de Ouro, desenhada pela casa de alta joalharia Chopard que se juntou ao Festival de Cannes numa parceria com o objetivo de recriar a prestigiada e tradicional Palme d’Or, que foi repensada e desenhada num estilo mais contemporâneo.

Palma de Ouro, a alta joalharia no Festival de Cannes

Há 26 anos, a Chopard iniciou o projeto e hoje continua a ser a responsável por criar o prestigiado troféu inspirado pelas palmeiras que adornam La Croisette e no brasão de Cannes. Caroline Scheufele redesenhou a Palma de Ouro, em 1998, materializando a peça em ouro amarelo de 18 quilates na folha e, tendo na base, cristal de rocha com a forma de um diamante lapidado em corte esmeralda.

Em 2014, o fabrico do prémio de Cannes pensa no “Luxo Sustentável” e, pela primeira vez na história do Festival, a Palma de Ouro foi feita em ouro ético certificado pela Fairmined, o único da indústria cinematográfica com esta caraterística.

Para fabricar a Palma de Ouro são necessárias 70 horas de trabalho para garantir que o resultado final do prémio é perfeito. Assim sendo, o mesmo joalheiro elabora a peça do início ao fim com a ajuda de 6 artesãos que estão envolvidos nas várias fases de produção do troféu.

Festival de Cannes 2023

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