fbpx

Um Herdade da Rocha Amphora para equilibrar uma massa artesanal

Um Herdade da Rocha Amphora para equilibrar uma massa artesanal

É na Herdade da Rocha, no Crato, em Portalegre, que o vinho Amphora é criado. Localizada nas encostas da serra de S. Mamede, este espaço, dominado por solo granítico, torna-se responsável pela produção de vinhos distintos e de categorias superiores.

Com a missão de produzir vinhos mais frescos, a equipa de enólogos dedica-se a vinhos com características mais minerais que se afastam dos vinhos alentejanos mais comuns.
Em 2010, um ano após a plantação da primeira vinha, a Herdade da Rocha planta uma segunda vinha de 4 hectares, destacando-se a Touriga Franca, um lote de castras criteriosamente selecionadas, de origem francesa, ligada à produção de vinhos generosos. A primeira colheita foi feita em 2012 e dela resultaram uma série limitada de 1350 garrafas.

Proveniente de uma colheita de 2018, o Herdade da Rocha Amphora é o resultado da utilização de uma das últimas técnicas deixadas pelos Romanos. Esta monocasta Touriga Franca diferencia-se das demais através da fermentação e do estágio em ânforas a que é submetida. As ânforas centenárias são preparadas de forma artesanal para que o vinho consiga captar notas argilosas, enaltecendo este método de raízes ancestrais.

(…)

Publicado na DESIGN FOR LIFE #3

PREV

2020 Um ano de passadiços

NEXT

Frank Muller - Aeternitas Mega, Desafio intemporal