fbpx

Sala Beckett

Sala Beckett

Sala Beckett

Edificado nos anos 20, o clube social “Pau i Justícia”, enraizado no conhecido bairro Poblenou, em Barcelona, foi, durante muitos anos, um ponto de encontro corporativista, cultivando a sobrevivência, a solidariedade e a cultura dos muitos trabalhadores que faziam parte daquele bairro. Em 2014, o gabinete de arquitetura Flores & Prats assume a recuperação deste espaço, entretanto abandonado e degradado, conferindo uma nova vida, onde o passado e o presente comungam uma história, repleta de memórias, que o tempo não consegue nem quer apagar.
Assente na permanente comunicação entre o espaço e os seus visitantes, o edifício foi adaptado a novas funções, fomentando a cultura e aproximando o povo catalão através do teatro, criação teatral e de outras expressões cénicas.
Houve um cuidado superior em respeitar o antigo clube social que ali teve lugar, onde os espaços e a decoração foram estudados por forma a dar uma atmosfera renovada e adaptada à sua nova condição.
Somos recebidos por um hall de entrada que nos obriga a uma ligação imediata com tudo aquilo que nos rodeia. Ainda que de forma natural, somos impelidos para uma visão periférica, onde as sucessivas aberturas parecem querer contar a sua própria história. A passagem obrigatória por este foyer acaba por ser nada mais, nada menos do que um ponto de encontro que nos leva a um conjunto desafiante de espaços teatrais onde se respira e se vive o teatro como um todo.

(…)

Publicado na DESIGN FOR LIFE #3

PREV

Os Jardins que não são proibidos

NEXT

Antarte é a primeira empresa de mobiliário portuguesa a ter uma aplicação móvel para compras online