fbpx

Filigrana no coração do Porto

casa da filigrana

Filigrana no coração do Porto

É num emblemático edifício do século XIX, considerado património municipal, na baixa do Porto, que se encontra a House of Filigree (Casa da Filigrana), um espaço com três valências complementares. É neste primeiro andar da Rua do Almada que vamos encontrar um museu, um atelier e uma boutique sob a orientação da Família David Rosas, responsáveis por este arrojado projeto.

Há cinco gerações no negócio dos relógios e das joias, tem sido uma preocupação constante perceber que a arte da filigrana tem vindo a perder muitos artesãos ao longo dos últimos anos. A acompanhar esta realidade há cerca de oito anos, a família David Rosas foi abordando internamente de que forma podia ser possível proteger e salvaguardar este património por forma a reverter o processo.
Apesar de ter estudado e exercido arquitetura durante uma década, Luísa Rosas, responsável pela House of Filigree, sempre acompanhou e absorveu todas as vertentes do negócio de família fundado pelos seus pais. Não é à toa que é profundamente conhecedora da realidade de Gondomar e Póvoa de Lanhoso, os dois centros de produção de filigrana em Portugal.

(…)

Publicado na DESIGN FOR LIFE #3

PREV

Quinze anos a pendurar ideias

NEXT

A Mesa Trapezoival