fbpx

Rafael Moneo: O arquitecto que deixou Thatcher furiosa

Rafael Moneo: O arquitecto que deixou Thatcher furiosa

Entre Álvaro e Eduardo há um Rafael que veio ver o Renascimento do Porto. Moneo é o arquitecto que obrigou Teatcher a escrever a palavra Espanha nas suas memórias. O Pritzker Espanhol recebeu a nossa revista em Serralves e agarrou-a como que a prometer levar as nossas páginas no coração.

De repente, Belén Moneo virou-se para mim e disse-me:
– O Rafa e eu gostávamos de ver a exposição do Álvaro em Serralves!…
Estávamos no final da conferência de Rafael Moneo na Exposição de Souto Moura na Casa da Arquitectura em Matosinhos e, sabendo da velha amizade do casal Moneo com Siza, perguntei se ele sabia da sua presença no Porto.
– Ele está fora mas nós não queríamos regressar a Madrid sem ver a exposição de Serralves.
Telefonei à presidente Ana Pinho que se disponibilizou imediatamente para os receber à porta com o arquitecto Nuno Grande a fazer a visita guiada.
As páginas que se seguem são o relato dessa fantástica manhã de sábado e do fim da tarde de sexta entre duas exposições que Rafael Moneo percorreu sabendo que o seu olhar vai ter grandes efeitos multiplicadores.

Souto de Moura conta que quando recebeu um convite de Rafael Moneo para dar aulas em Harvard ficou triste porque tinha uma agenda incompatível e projectos em curso que não podia adiar. Explicou isso a Álvaro Siza mas o Mestre deu-lhe a resposta que Eduardo recordou há dias quando recebeu Moneo na sua retrospectiva na Casa da Arquitectura:
«Você não pode perder a oportunidade de trabalhar com um dos homens mais cultos e sensíveis que conheci em toda a minha vida!»
Rafael Moneo é de facto tão discreto como genial. Além de ser o único Pritzker espanhol tem obras por todo o mundo e é considerado o maior teórico vivo da arquitectura.
Pelas palavras de Siza percebe-se o patamar em que os arquitectos mais famosos colocaram este senhor que fez o teatro romano de Merida, a Estação de Atocha e o alargamento do Museu do Prado. Além da Universidade de Columbia, de escolas de arquitectura em Nova Iorque, Veneza, Roma, Estocolmo e de ter trabalhado com Jorn Utzon quando o arquitecto dinamarquês estava a construir a opera de Sidney.
Além de Pritzker, Rafael Moneo é Medalha de Ouro da União Internacional de Arquitectos, do Instituto Americano de Arquitectos e do Real Instituto de Arquitectos Britânicos. A lista de prémios e distinções é quase tão grande como a sua humildade.
Rafael Moneo quase não dá entrevistas, mas depois de se ter deixado fotografar com o primeiro número da nossa revista, falou em exclusivo a Design for Life.
Disse que Siza é um génio mesmo que ele próprio recuse essa classificação. «Tanto me faz que ele esteja de acordo ou não. A opinião sobre ele é nossa.» Quanto a Souto Moura é um discípulo fiel ao Mestre mas com um percurso próprio. «O Eduardo faz uma arquitectura racional única que procura colocar a obra arquitectónica ao serviço de quem utiliza essa arquitectura. É um artista fantástico, despojado e depurado. Ele e o Álvaro são muito diferentes mas uma cidade que tem estes dois arquitectos só pode sentir-se orgulhosa e feliz».
Foi de pura felicidade esta passagem de Moneo pelas exposições de Siza e Souto Moura. E estas páginas da Design for Life são a prova de que o Porto é hoje uma das maiores capitais mundiais da arquitectura.

(…)
Publicado na DESIGN FOR LIFE #2

PREV

‘Decorar para Humanizar’

NEXT

Antarte decora Caléway Hotel